Maputo, 5030 mzjasiel@gmail.com

A gestão de fornecedores é um importante processo da área de compras, que busca garantir controle e as melhores condições relacionadas às fontes de fornecimento do evento.

Há várias maneiras de encontrar os fornecedores que vão atender as suas demandas específicas e cumprir o objetivo que você planejou para seu evento. Pode ser por recomendação, pelo contato estabelecido em eventos anteriores, por guias e listas deste tipo de profissional e pelas ferramentas de procura na internet. Você pode, ainda, consultar associações dos setores de serviço que precisa.

Alguns aspectos podem ser subjetivos, mas todos concordaríamos na escolha dos fornecedores

  • Pontualidade e qualidade na entrega
  • Facilidade de comunicação
  • Disposição e flexibilidade para entender suas necessidades

O que fazer para contratar o melhor fornecedor

Pesquisa

A etapa de pesquisa consiste em descobrir fornecedores e entrar em contato com cada um, para pedir informações e orçamentos.

Esse é o momento de coletar informações, portanto, pergunte tudo — mesmo que não pareça relevante. Se você deixar para depois, tomará decisões com maior chance de erro.

Uma boa dica é criar um roteiro. Além de garantir que você não esquecerá nenhuma pergunta, essa prática ainda economiza bastante tempo na troca de emails e ligações telefônicas.

Comparação

A etapa de comparação é o momento em que você coloca lado a lado as informações coletadas com cada fornecedor. A intenção é filtrar aqueles que são incompatíveis com seus critérios.

Para facilitar essa comparação, você pode criar uma planilha. Em cada coluna, um fornecedor; em cada linha, a resposta que o fornecedor apresentou a uma pergunta do seu roteiro. Você pode, inclusive, salvar esta planilha como referência para eventos futuros. Assim, você não precisará recomeçar a etapa de pesquisa “do zero”.

É importante ressaltar que você provavelmente não vai chegar ao final da etapa de comparação com um vencedor. Em vez disso, vão restar dois ou três fornecedores que se encaixam bem nos seus principais critérios.

Negociação

É então que começa a fase de negociação. Pode ser uma negociação de preços, prazos, ou do próprio produto ou serviço.

Como você tem informações sobre mais de um fornecedor, pode usar isso a seu favor. A ideia é conseguir que um fornecedor cubra a oferta dos outros. Assim, você chegará, ao final do processo, a melhor proposta possível.

O nosso site permite que você pesquise, compare e negocie com o fornecedor ao seu gosto.

Deixe um Comentário